Para as pessoas notívagas o dia dura mais de 24 horas
Se você é uma dessas pessoas que não consegue levantar a cada amanhã da cama quando o despertador soa, especialistas em medicina do sono da Universidade de Flinders (Austrália) pesquisaram o papel do relógio biológico na tendência dos notívagos, que atravessam a noite acordados, com especial dificuldade que supõe levantar à hora de ir trabalhar. Os primeiros achados indicam que quando sofremos a chamada síndrome da fase do sono atrasado, é porque nosso ritmo circadiano funciona mais devagar que o habitual e nos permite permanecer alertas e ativos durante mais tempo.
- "As pessoas que sofrem deste transtorno não conseguem conciliar o sono antes das 2 ou das 3 da madrugada, em alguns casos inclusive têm que esperar às 4", explica Leon Lack, responsável pela pesquisa. Segundo Lack em torno de 10 ou 15% dos adolescentes e adultos jovens sofrem deste problema.
O argumento mais plausível por enquanto para explicar este transtorno é que o relógio biológico destas pessoas dura mais de 24 horas, de maneira que não coincide com o "ritmo natural". Se isto for confirmado, acreditam que o tratamento poderia ser potencializado mediante terapia com luz brilhante logo pela manhã, para induzir um estado de alerta e melatonina para induzir sonolência ao cair da noite.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!