Google digitalizará 1 milhão de livros do Renascimento
A companhia de Mountain View, depois de colocar a Espanha na lista negra de país censores da Internet, anunciou que vai digitalizar 1 milhão de obras do Renascimento, incluindo até manuscritos do próprio Galileo Galilei.
Para realizar semelhante e titânica tarefa a empresa contará com acesso aos arquivos das bibliotecas nacionais de Florência e Roma. Tudo surge graças a um acordo com o governo italiano para difundir e levar à Internet parte da história cultural não só do país senão de todo o Renascimento. E ademais sem preocupar-se, já que as despesas correm por conta da Google.
Uma grande inundação em Florência em 1966 causou danos, alguns de maneira irremediável, a milhares de livros. O projeto, além de tornar mais acessível tal quantidade de cultura também busca a ideia de servir como backup de milhares de obras às quais inexorável passar do tempo não tem perdoado e já está passando da hora de digitalizá-las para que não se percam.
Os direitos autorais de todas as obras, como é lógico, há tempo que expiraram e isto permitirá realizar toda a digitalização sem maiores contratempos.
Via | CNN Expansion.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!