Qual é o inseto mais luminoso da Terra?
Não se trata do vaga-lume, senão do besouro de fogo, também conhecido como cucujo (Pyrophorus noctilucus). Trata-se de um besourinho encontrado em áreas tropicais das Américas, incluindo o Caribe, que tem um grande brilho. O cucujo chega a medir uns três centímetros de comprimento, oblongo, pardo, com duas manchas esverdeadas (ou amarelas dependendo da incidência de luz) em seu pronoto -superfície superior do protórax, o primeiro segmento do tórax- e um terceiro local brilhante em seu abdômen que só fica visível quando ele voa.
A criançada tem costume de chamá-lo de vaga-lume estalador (ou vaga-lume click), por causa de uma característica única, além da maior biolumenescência do mundo: só quem já pegou um na mão vai entender, eles são capazes de flexionar e encaixar segmentos de seu corpo, impulsionando-se no ar e produzindo um estalido, a fim de escapar do predador, é bem estranho.
O besouro de fogo, que passa o dia no mato refugiando-se do calor e só alça seu vôo ao entardecer, ao contrário dos vaga-lumes, não pisca nem varia sua bioluminescência, mas pode variar o brilho.
Uma curiosidade que muitos não vão gostar: as meninas do "interiorrrr" tinham o costume (não sei se ainda têm) de pegar este inseto ou um vaga-lume e esmigalhar o bicho contra seu cabelo, para exibir o efeito bioluminescente durante alguns minutos.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!