Quais os animais mais gulosos?
Se levarmos em conta a quantidade e o peso de alimento ingeridos, os animais grandes são os que mais comem. Uma baleia azul, por exemplo, precisa diariamente de várias toneladas de krill e plâncton. Não em vão, a rapidez no crescimento da baleia azul é espantoso: ao nascer, pesa como um elefante, e depois ganha 90 quilos... em 24 horas.
Um elefante ingere 300 kg diários de forragem. Por isso, em liberdade, um elefante dedica de 18 a 20 horas só para conseguir alimentos. Mas se contemplarmos o que come um animal em proporção a seu tamanho, então os animais pequenos comem bem mais que os grandes.
O recorde pertence ao musaranho pigmeu, um pequeno rato de focinho pontiagudo que só pesa 3 gramas, mas que come o equivalente ao seu peso de três em três horas. Algumas espécies praticamente não dormem para não deixar de se alimentar ou então comem enquanto estão meio dormindo meio acordado. Isto se deve ao seu metabolismo acelerado, muito tempo sem comida pode significar a morte por inanição. Seu coração bate 1.200 vezes por minuto, quase doze vezes mais rápido que o do ser humano.
No entanto, alguns insetos são ainda mais vorazes. A fêmea de um dos mosquitos da espécie Culex pode sugar o dobro ou o triplo de seu peso até quinze vezes diariamente do sangue alheio.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!