NASA descobre o primeiro pulsar da Via Láctea, a mil anos luz da Terra
O observatório Chandra da NASA capturou esta incrível imagem de um objeto que se encontra a mil anos luz longe da Terra. Parece com uma incrível nave Klingon (uma mítica raça da saga de Star Trek) viajando a uma velocidade de 10 Warp. Ou com um majestoso Cylon de Basestar (nave de Battlestar Galactica) de 20 km de comprimento que voa através do cosmos.
O nome do objeto capturado é Vela e é um pulsar que lança um jato de partículas carregadas que correm ao longo do eixo de rotação do astro a uma velocidade 70% próxima à velocidade da luz. Segundo a NASA, é o primeiro deste tipo encontrado em nossa galáxia, Via Láctea.
Chandra capturou 8 imagens do pulsar Vela entre junho e setembro de 2010, o que sugere que estava em movimento de precessão enquanto girava. Precessão é movimento lento do eixo de um corpo que gira ao redor de outro eixo devido a um esforço de torção (como influência gravitacional) atuando para mudar a direção do primeiro eixo. A Terra também se move desta maneira, o que significa que, em alguns tantos milhares de anos, Polaris já não será a estrela do Norte. Mas enquanto o período de precessão da Terra for de 26 mil anos, o da Vela de aproximadamente de 120 dias. É uma medida tão grande que nós, os limitados humanos não podemos sequer dimensionar.
Vela formou-se dos restos de uma supernova que explodiu há mais de 10 mil anos. Acima na imagem é possível ver em onde se encontra o pulsar.
Via | Gizmodo.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!