Conceito de Pareto: 2% dos usuários do Twitter são responsáveis por 70 % de todas as mensagens
No Twitter, apenas 2% dos usuários são artífices do envio de 70% das mensagens de toda a rede social. É uma pauta que podemos observar em muitos outros sistemas. Por exemplo, 1% das pessoas mais ricas do mundo controlam 35% da riqueza. O índice de frequência de tags de fotografias nas páginas do Flickr obedece também a esta distribuição. E a popularidade dos livros, o tamanho dos asteróides, os tremores de terra, etc. Ou como assinala Clay Shirky em seu blog:
- "No sistema nacional de saúde dos Estados Unidos, o tratamento de 1/5 dos pacientes sujeitos às terapias mais caras gera os 4/5 da despesa global."
O Ótimo de Pareto, também conhecido como a regra de 80-20, foi enunciado há um século, pelo economista italiano Vilfredo Pareto, que observou que as pessoas em sua sociedade se dividiam naturalmente entre os "poucos de muito" e os "muitos de pouco", logo após, em 1897 executar um estudo sobre a distribuição de renda, quando percebeu que a distribuição de riqueza não se dava de maneira uniforme, havendo grande concentração de riqueza (80%) nas mãos de uma pequena parcela da população (20%).
São muitos os nomes que se têm adjudicado aos efeitos desta distribuição de Pareto, que se emprega em numerosos âmbitos: lei de Zipf, distribuição da lei de potências, norma de que o ganhador leva tudo... mas o princípio subjacente é sempre o mesmo, tal e qual assinala o próprio Shirky:
- "Os participantes mais ricos, os mais atarefados ou os mais ligados a um determinado sistema são também os que geram uma parte de riqueza, atividade e conectividade muito maior, mais do que a média dos interventores."
Por exemplo, se dermos uma olhada nas palavras mais usadas em português. A preposição "de" não só é a palavra mais corrente em língua portuguesa: é também um vocábulo que aparece quase o dobro de vezes que a segunda mais comum, que é o artigo "a". Tal e qual explica o livro editado por John Brockman "This Will Make You Smarter":
"Este tipo de pauta é recursiva. No seio dos 20% de pessoas que ocupam a faixa mais alta de uma distribuição de Pareto, o 20% superior dessa fração também será a responsável por uma quantidade desproporcionadamente maior do fator que se esteja valorizando, seja qual for, e assim sucessivamente até a unidade. O elemento situado na cúspide de um sistema deste tipo terá um peso sobre o conjunto da distribuição muito superior ao que possa exercer sequer o elemento colocado na segunda posição dessa mesma classificação."
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!