Encontram uma babosa do mar com o pênis descartável

LuisaoCS

Encontram uma babosa do mar com o pênis descartável

Una babosa do mar chamada Chromodoris reticulata, do tamanho de um polegar humano, surpreendeu os cientistas pela capacidade que tem de se despojar de seu peru depois do acasalamento para fazê-lo crescer novamente mais adiante. A estranha criatura, que vive no Oceano Pacífico, é o primeiro caso conhecido de um ser pode copular repetidas ocasiões com um pênis diferente, descrito como "pênis descartável", segundo a publicação de cientistas japoneses da Universidade de Tóquio e da Universidade da Osaka na revista Biology Letters.

Os nudibrânquios, como esta babosa, são animais hermafroditas, que possuem órgãos reprodutivos tanto masculinos como femininos. Quando se juntam, podem exercer o papel de macho e doar esperma ao mesmo tempo que recebem. No caso específico do Chromodoris, os cientistas comprovaram que os indivíduos que acabavam de doar esperma em uma cópula não podiam voltar a fazê-lo até decorridas 24 horas.

Observando-os mais de perto chegaram à conclusão de que 20 minutos após o coito o bicho metido joga o peru fora. Ademais descobriram que conta com uma estrutura interna enroscada em forma de espiral que, quando o pênis já usado se desprende, o substituto é desenroscado lentamente dando lugar a um novo órgão.

Os pesquisadores sugerem que este mecanismo seria uma forma de desfazer dos restos de esperma de machos rivais que poderiam estar na vagina de seu casal e dispor de um pênis "limpinho" para o próximo encontro sexual.

Via | io9.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!