Um velho remédio para a asma poderia pôr fim à obesidade
Pesquisadores do Instituto de Ciências da Vida da Universidade de Michigan (EUA) descobriram que o Amlexanox, um remédio que até agora era prescrito para tratar a asma, poderia pôr fim a obesidade e a diabete. Segundo publicam Alan Saltiel e seus colegas na revista Nature Medicine, uma das razões pelas quais as dietas de emagrecimento não resultem efetivas à hora de perder peso em algumas pessoas em que seus corpos se adaptam à redução de calorias freando o metabolismo para "defender o peso corporal" e não permitir "que se perca nem uma grama de gordura". O Amlexanox acua modificando a resposta metabólica ante o excesso de caloria armazenadas, de tal modo que bloqueia os genes que fazem que o metabolismo pare desnecessariamente. Deste modo o organismo queima mais energia e armazena menos gordura.
Em seus experimentos com ratos, os pesquisadores comprovaram que o fármaco ajuda a perder peso tanto nos ratos que são obesos por causas genéticas como nos que engordam por ingerir uma dieta hiper-calórica. E que, se não fosse o bastante, o tratamento pode ser também benéfico para alguns problemas metabólicos como a diabete ou o fígado gorduroso.
O fármaco é comercializado no Japão a mais de 25 anos, motivo pelo qual se demonstrarem que sua efetividade é similar em humanos, poderia ser usado muito cedo para tratar a obesidade, elevada já à categoria de epidemia mundial.
Via | Veja.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!