Maremotos causados pelos terremotos do Chile em 1960 e 2010

LuisaoCS

Maremoto Chile 2010

A imagem acima é um modelo computacional do NOAA que visualiza o maremoto provocado pelo terremoto de Chile no passado 27 de fevereiro com magnitude de 8,8° na escala Richter. As zonas mais escuras da imagem (negro, cinza, violeta, vermelho...) representam a maior intensidade das ondas ou massas de água deslocadas.


Posteriormente os pesquisadores aplicaram ao mesmo modelo os dados do terremoto de magnitude 9,5° registrado também no Chile em 22 de maio de 1960, o maior registrado pelos sismógrafos até hoje.

Maremoto Chile 1960.jpg

Naquela ocasião o tsunami foi bem mais intenso e provocou mais danos que o próprio terremoto: ondas de até 25 metros de altura na costa próxima e a mais de 10 metros a mais de 10.000 km do epicentro. Matou centenas de pessoas entre vítimas registradas em localidades da costa chilena e em lugares tão longínquos como Japão ou Hawaii.

Via | Yale Environment 360.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Esse site e muito interessante nao so pra mim estudante mais para varias pessoas do mudo todo.como diria ne um terremoto na escala de 9.5 graus entre as placas tectonicas a de nazca e a sul a mericana pode ocasionar o maremoto e atingir outtros varios paises....
bjs adoreiii

mais o Chile nem foi tão afetado porque re-construiram o país para se "proteger" de terremotos,isso depois daquela catrastofe de 1960.

meu Deus...

Imagina quando ocorrer o grande terremoto que deslocará de vez, a gigantesca Falha Tectônica de San Andreas... o que será do pobre Japão?
Acho que vai sumir do mapa de vez e, para isto acontecer, é só o Super Vulcão de Yellowstone entrar em erupção e, o bicho já tem dado sinais para este evento de magnitude terrível acontecer.
Coitados até de nós da América do Sul, quando o estouro começar por lá.

oo admin eu perdi minha senha e agora ? É o tiger seven que ta falando

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!