Opportunity inicia seu décimo ano em Marte

LuisaoCS

Opportunity inicia seu décimo ano em Marte

Em 24 de janeiro de 2004, o robô Opportunity desceu sobre a superfície marciana, tocando o solo do planeta vermelho três semanas depois que seu irmão Spirit, com a missão de explorar o corpo celeste. A missão do Opportunity duraria 90 sol (dias de Marte, equivalentes a uns 92,5 dias da Terra). Hoje, Opportunity cumpriu nove anos trabalhando, superando de longe sua missão inicial.

Spirit e Opportunity foram enviados a Marte para buscar sinais que indicassem a presença de água na história passada do planeta, o que poderia ter possibilitado a vida em anos anteriores. Em 2007, o Spirit descobriu um sistema hidrotermal extinto na cratera Gustev, o que revelou que Marte alguma vez teve água líquida e uma fonte energética, considerados ingredientes chaves para a vida como a conhecemos. No entanto, em 2010 o robô ficou estancado em uma armadilha de areia e daí não conseguiu sair mais, "morrendo" depois do inverno marciano.

O Opportunity também teve um encontro temeroso com uma duna em 2005 onde ficou preso, mas os engenheiros da NASA conseguiram liberá-lo depois de semanas de simulações realizadas na Terra até que determinaram como fazer para liberar o robô. Após isso, Opportunity seguiu explorando até hoje. Neste momento está na cratera Endeavour pesquisando se alguma vez existiiu vida microbiana nessa zona, rica em depósitos de argila.

O rover percorreu até agora 35,4 km desde que chegou e pese os 10 anos que completa lá, ainda está em boa forma, segundo os engenheiros. Ainda que o Curiosity tenha roubado a cena das manchetes ultimamente, o Opportunity merece um reconhecimento por trabalhar arduamente para além dos 3 meses que durava sua missão inicial. Ninguém sabe quanto tempo lhe resta, mas não restam dúvidas que serviu muito mais do que se esperava.

Via | Space.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

tomara que aja vida no planeta vermelho.
<3

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!