Dormir pouco nos torna mais egoístas

LuisaoCS

Dormir pouco nos torna mais egoístas

Muitos trabalhos científicos demonstram a importância do descanso para melhorar nossa qualidade de vida e fazer com que sejamos capazes de realizar com sucesso as tarefas cotidianas. Agora, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA) demonstrou que a falta de sono também nos torna mais egocêntricos e afeta nossas relações pessoais.

Em um primeiro estudo, os pesquisadores avaliaram a quantidade e a qualidade do sono dos participantes mediante uma adaptação do questionário de Pittsbugh. Os voluntários deviam também elaborar uma lista de cinco coisas pelas quais estavam agradecidos. Os resultados revelaram que, em geral, as pessoas que dormiam melhor se mostravam mais agradecidas em suas relações com outros que aquelas que manifestavam ter problemas de sono.


Em um segundo trabalho, os cientistas descobriram que as pessoas se sentiam menos apreciadas por seu parceiro se este tivesse dormido pouco ou mal.

- "A falta de sono torna-nos mais egoístas, e faz-nos priorizar nossas necessidades sobre as de quem gostamos", explica Amie Gordon, uma das autoras do estudo. Para chegar a estas conclusões, os pesquisadores realizaram um acompanhamento de mais de 60 casais entre 18 e 56 anos que deviam preencher um diário no qual anotavam a qualidade de seu sono. Ademais, realizaram uma série de gravações nas quais cada casal resolvia conflitos cotidianos.

- "As consequências da falta de sono não só afetam a quem sofre o problema", explicou Amie na Reunião Anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade que se celebra em Nova Orleans. - "Este problema afeta a maneira em que interagimos com outras pessoas e a nossa habilidade para agradecer, uma emoção fundamental em nossas relações sociais."

Via | Science Daily.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!