O pássaro-metralhadora que assustou os japoneses
O passarinho que vê logo acima é uma das muitas aves do paraíso que habitam nas selvas de Nova Guiné. A particularidade do "Bico de foice marrom" (Epimachus meyeri) é que alguns machos utilizam um canto que não soa nada natural e recorda o ruído de uma metralhadora. No vídeo é possível escutar o som e o fantástico episódio contado pelo ornitólogo Ed Scholes. Segundo contam, durante a II Guerra Mundial os japoneses que avançavam por estes bosques se atiravam ao chão assustados, pensando que estavam sendo atacados, quando em realidade não era mais do que o canto do pássaro.
Não sei se a história é real, mas mereceria ser. Em qualquer caso, enquanto via o vídeo, ocorreu-me outra explicação ainda mais fantástica. Como é possível ver neste outro vídeo logo após o salto, as aves do paraíso são imitadoras de sons por excelência e algumas são capazes de reproduzir o som do alarme de um carro, o obturador de uma câmera, etc. Vejam:
E agora me ocorreu: o que teria acontecido com estes pássaros para que começassem a imitar as metralhadoras?
Notícias relacionadas:
Comentários
A ave-lira, que imita sons de máquinas no segundo video não é parente da ave do paraíso. Mas, acho que o som da primeira ave não foi por imitação. É bastante orgânico e a semelhança me parece coincidência. No Brasil temos aves com canto semelhante a este. Me parece um alerta contra intrusos
meu, tá difícil de acreditar nessa nesse som de moto-serra aí...
Não é lindo?! Não é lindo?! Não é lindo?!
Amei !!!
Trollados por um pássaro.
Já ouvi uma história - boba - sobre essa ave: ela seria uma espécie de mensageira do perigo. Se voar sozinha em direção a uma pessoa, significaria a morte desta; se voar em direção ao sul, numa região distante de seu habitat, significaria o fim do mundo. Deve haver mais baboseiras.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!