O que deveriam ensinar nas escolas, segundo Richard Dawkins
O colégio, em um mundo onde o conhecimento está a um clique de nossos dedos, não deveria ser tão somente um lugar onde transmitir informação como um lugar onde nos ensinem a aplacar nossos defeitos neurobiológicos de fábrica e, sobretudo, fomentar a capacidade de hierarquizar conhecimentos, relacioná-los entre si e descartar facilmente os que carecem de sustentação.
No livro "This Will Make You Smarter", John Brockman, editor do ótimo site edge.org, propôs aos pensadores mais influentes do mundo a pergunta "Que conceito científico nos ajudaria a melhorar nossas capacidades cognitivas?". Entre eles Richard Dawkins, que nesse sentido propõe uma ferramenta para melhorar o pensamento crítico desde a escola: as experiências de controle duplo-cego. Ele crê que se todos os colégios ensinassem o estudo duplo-cego como critério de validação de práticas experimentais quantitativas, os alunos sairiam com um equipamento cognitivo bem mais afinado.
Segundo Dawkins, seria possível chegar a novas melhorias das seguintes formas:
- Aprenderíamos a não generalizar a partir de simples episódios ao acaso e fortuitos.
- Aprenderíamos a ponderar a probabilidade de que um efeito em aparência importante pode ser devido unicamente a esmo.
- Compreenderíamos a enorme dificuldade que encerra a eliminação do viés subjetivo.
- Aprenderíamos a não nos deixar seduzir pelos homeopatas e outros tipos de curandeiros e charlatães, que teriam assim sua existência abreviada.
- Adquiriríamos um hábito de pensamento crítico e cético de alcance ainda mais geral, que não só contribuiria para melhorar nosso instrumental cognitivo, senão que poderia chegar inclusive a salvar o mundo.
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Comentários
Eu que sou burro ou ta difícil de entender mesmo?
Não entendi, alguém pode me explicar, por favor? Como se faria um estudo duplo-cego com conteúdos de sala de aula?
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