Quanto pagamos realmente para usar a Wikipédia?

LuisaoCS

Quanto pagamos realmente por usar a Wikipedia?

Se alguém tivesse explicado o que era a Wikipédia há dez ou quinze anos, teríamos arqueado uma sobrancelha cética: "Isso nunca vai funcionar". E, no entanto, funciona. E muito melhor do que ninguém creria, a Wikipédia inclusive desbancou faz tempo as caras enciclopédias tradicionais.

Ademais, que bom, é colaborativa e gratuita. Ou não exatamente, mas parece gratuita ou, ao menos, tem um custo muito baixo. Porque realmente como pagamos a Wikipédia?

Tendo em conta que não somos doadores voluntários desta organização sem fins lucrativos, a Fundação Wikipédia, podemos ser clientes de um dos doadores corporativos da Wikipédia. Por exemplo, a Sun Microsystems. Tal e qual assinala o editor-chefe da Wired Chris Anderson em seu livro Free:


- "Nesse caso podemos estar pagando uma ínfima fração de céntimo a mais aos servidores da Sun para permitir a esta obter uma margem de lucro suficiente como para fazer uma boa doação benéfica".

Se somos usuários do Google, também pagamos indiretamente a Wikipédia, pois Google também a financia: talvez pagamos um anúncio no Google um pouco mais caro do que originalmente seria se este não financiasse a Wikipédia. E se compramos dito produto, também esse produto talvez seja um pouco mais caro devido a esta corrente de acontecimentos.

Isto é, que há certa verdade naqueles agoureiros tecnológicos que advertem que nada é grátis na Rede, que em realidade pagamos nossos servidores e conexões telefônicas, etc. No entanto, conquanto tecnicamente não há nada grátis na Internet, a nível prático o é, usando o caso paradigmático da Wikipédia:

Neste ponto estamos falando de frações de centavo que são como um átomo dessa moeda. Em outras palavras, ainda que você provavelmente possa arguir que em definitiva está pagando por entrar em Wikipédia, isso é só verdadeiro na medida em que o adejo de uma borboleta na China possa influir no tempo que fará aqui na próxima semana. Tecnicamente pode existir uma conexão, mas é muito pequena para ser medida e portanto não nos preocupa. E assim as coisa funcionam a contento, sem que ninguém perda ou deixe de ganhar.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!