Universal vai a julgamento por obrigar a retirada de um vídeo de um bebê dançando

LuisaoCS

Universal vai a julgamento por obrigar a retirada de um video de um bebê dançando

O que têm de mau os bebês que dançam no YouTube? Aparentemente, sua escolha de canções, de acordo a Universal Music Group. O selo fonográfico enviou uma ordem para retirar um vídeo de um bebê se movendo ao ritmo da música de Prince, canção que está com copyright.

Este caso começou em 2007, no entanto, na próxima terça-feira será realizado o julgamento do caso. A Electronic Frontier Foundation (EFF) apresentará nesse dia uma queixa ante o corte em San José, Califórnia, afirmando que a companhia violou a lei ao solicitar a retirada do vídeo, já que se trata de um uso justo da canção.

Stephanie Lenz foi quem enviou o curta de 29 segundos ao YouTube, com a ideia de compartilhar com seus amigos e família, onde seu filho dançava "Let's Go Crazy", que soava na rádio atrás. Lenz apresentou uma demanda com ajuda da EFF para que Universal seja de fato responsável por eliminar vídeos legais.


- "As companhias de conteúdo devem tornar-se responsáveis quando suas tácticas de mão de ferro ignoram os direitos dos usos justos. Esperamos que o juiz de à senhora Lenz o desfecho que ela merece e mostre aos donos do conteúdo que não podem simplesmente atropelar os direitos dos usuários", afirmou a diretora de Propriedade Intelectual da organização, Corynne McSherry.

O vídeo foi reposto mais tarde por YouTube.

Não é a primeira vez que Universal mostra atitudes tão arrogantes com respeito ao conteúdo na Internet. A companhia denunciou e forçou a retirada do videoclipe do MegaUpload, ainda que não infringia nenhum direito autoral, e depois defendeu seu "direito" a eliminar da internet vídeos que não lhe pertencem. A coisa toda chegou a um estágio tão absurdo que a Universal solicitou até mesmo copyright de um vídeo em minha conta do Youtube, que gravei para reclamar do serviço de um empreiteiro em minha casa. Sinceramente, parece-me que a neutralidade está indo mesmo para as cucuias.

Via | EFF.


 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!