Cientistas tentarão transferir a consciência de uma abelha a um robô voador autônomo
Na Inglaterra, cientistas das Universidades de Sheffield e Sussex planejam construir a primeira simulação acertada do cérebro de uma abelha que depois será transferida a um robô voador autônomo, em parte com o fim de consertar o alarmante e inexplicável decréscimo na população mundial de abelhas e seus consequentes efeitos em processos como a polinização.
Assim, o chamado "Green Brain Project", cujo custo supera o milhão e meio de dólares, é um esforço conjunto entre o Physical Sciences Research Council e a NVIDIA Corporation, esta última responsável por fornecer as unidades de processamento gráfico de alto rendimento, básicas para simular a maneira em que o cérebro das abelhas opera.
A ambição principal dos cientistas é que esta simulação seja tão precisa que inclusive cumpra com as funções da visão e o olfato, com o qual, pensam, o mecanismo robótico obterá completa autonomia, ao permitir a relação entre o "corpo" (ou a interface cerebral) e o meio.
Se atingir seus propósitos, os pesquisadores construiriam o primeiro cérebro robótico capaz de realizar as ações complexas da espécie que tentam imitar.
Via | io9.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!