Cientistas criam barata biônica controlada remotamente
No caso de um terremoto, encontrar sobreviventes é a prioridade, mas dados os obstáculos com os quais as equipes de resgates se deparam, é difícil consegui-lo de maneira eficaz. Sob esta premissa, cientistas estadunidenses montaram um chip wifi no lombo de uma barata para que esta possa chegar a qualquer canto para localizar pessoas com vida.
Segundo Alper Bozkurt, professor assistente de engenharia elétrica, este tipo de criações pode ser de grande ajuda em situações catastróficas. Por isso decidiram recorrer à "biobótica" e utilizar baratas em vez de robôs.
- "Em última instância, achamos que isto nos permitirá criar uma rede de sensores inteligentes móveis que usem baratas para coletar e transmitir informação, bem como encontrar sobreviventes em um edifício destruído por um terremoto".
O chip sem fio de apenas 0.7 gramas é conectado às antenas e o abdômen que, ademais, serve para detectar movimentos de possíveis predadores. Deste modo os cientistas conseguem enganar às baratas para que sigam uma rota determinada.
As micro descargas elétricas emitidas pelo chip fazem com que os insetos pensem que estão em contato com algum obstáculo, por isso podem enganá-las fazendo com que cheguem ao lugar desejado.
Nos últimos anos a ciência alentada por investimento militares buscam criar insetos cyborg para que sejam utilizados em missões de reconhecimento. No entanto, diversos grupos em pró dos animais são contrários ao desenvolvimento desta nova tecnologia.
Via | BBC.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!