O famoso crítico de cinema Roger Ebert recupera sua voz graças à tecnologia
Seguramente muitos leitores conheçam o mítico crítico de cinema Roger Eber e que há alguns anos foi diagnosticado com um feroz câncer da tiróide sendo obrigado a passar em várias ocasiões pelo cirurgião o que lhe deixou muito debilitado fisicamente e sem a possibilidade de falar.
Desde que perdeu a fala Roger vinha se comunicando com seus amigos e familiares mediante o sintetizador de voz Alex incluído em todos os Mac OS X, mas este programa somente lhe permitia "falar" em inglês e com uma voz que não era a sua. Aqui começa o curioso desta história.
Acontece que certo dia Roger descobriu a empresa irlandesa CereProc especializada na transcrição de texto para voz enquanto navegava pela Internet e ocorreu lhe que se esta companhia era capaz de criar softwares capazes de transformar texto em voz, por que não poderiam fazer o mesmo com sua própria voz?
Desafio difícil, para não dizer impossível, mas mesmo assim a CereProc topou e encontrou uma genial solução: obtiveram um "dicionário básico de palavras" pronunciadas por Roger de diversas gravações existentes dele falando (entrevistas em programas de rádio, de TV etc).
Depois de alguns meses de trabalho o resultado foi um sintetizador que usa a própria voz de Ebert com o qual já pode se comunicar. O seguinte vídeo mostra o emocionante momento quando Roger Ebert, no programa da Oprah, fala a sua mulher utilizando o novo sintetizador:
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!