Calendários

rev4

20120915-calendario_thumb_9_.jpg
O Calendário Gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII (1502-1585) em 24 de Fevereiro do ano 1582. Como convenção e por praticidade o calendário gregoriano é adotado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações. Essa unificação decorre do fato de a Europa ter, historicamente, exportado seus padrões para o resto do globo.
Entretanto não é o único em vigor e nem o primeiro criado pela humanidade.


O Calendário Chinês foi introduzido em 2637 a.C. por Huang-ti, é luni-solar, cada ano possui doze lunações de 354 ou 355 dias e a cada 7 anos, o ano passa a ser de 383-384 dias ou 13 meses de forma a sincronizar o ciclo lunar, com o solar.
O ano novo chinês inicia sempre em uma lua nova entre 21 de janeiro a 20 de fevereiro.
É também dividido em um ciclo de 12 anos sendo cada ano representado por um animal do zodíaco chinês: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco. Estamos no ano 4710 representado pelo dragão desde o dia 27 de janeiro de 2012.

O Calendário Judaico ou hebraico é utilizado no judaísmo. A maior parte dos judeus o utiliza somente para fixar as festividades, os serviços religiosos e outros eventos da comunidade, já os judeus ortodoxos, utilizam no cotidiano para a determinação das datas de aniversário, falecimento, casamento entre outras.
A contagem dos dias se iniciaram ao por do sol na noite de 5º feira em 7 de outubro de 3.761 a.C. data da criação de Adão, segundo o velho testamento Hebraico.
Cada ano se inicia com a lua nova. Também baseado no ciclo luni-solar, os anos são divididos em 12 meses determinando anos comuns entre 353 e 355 dias, ou anos embolísticos (longos) com até 385 dias em 13 meses a cada 2 ou 3 anos.
O primeiro mês do calendário judaico é o mês de Nissan, é quando temos a comemoração de Pessach (Páscoa). E deve sempre cair na primavera. Entretanto, o ano novo judaico ocorre em Tishrei que corresponde a setembro/outubro do nosso calendário. Dia 17 de setembro de 2012 inicia-se o ano 5773 judaico.

O Calendário Maia é na verdade um sistema de calendários: Tzolk’in, calendário Haab, calendário de Contagem Longa, ciclo de Vênus (usado para adivinhar bons períodos, para coroações e para iniciar guerras), entre outros de menor conhecimento.

O Calendário Tzolk’in (um neologismo para contagem de dias – Em língua Maia iucateque) é considerado o mais importante. Funciona contando 20 nomes de dias com 13 números também de dias – Cada nome de dia corresponde a um número de 1 a 13, até que se complete 260 dias (13x20). Uma das teorias é de que o período de 260 dias vem da duração da gestação humana, número médio de dias entre o primeiro período menstrual perdido e o nascimento.
O Calendário Haab de 365 dias, baseado no ciclo solar composto de dezoito meses de vinte dias mais um período de cinco dias no fim do ano conhecidos como Wayeb' ou Uayeb, considerados dias de azar.
O Tzolk’in é combinado com o Haab para formar um ciclo sincronizado durando 52 anos, chamado de roda calendárica.
O Calendário da Contagem Longa identifica uma data contando o número de dias desde a criação maia (estima-se que seja o dia 11 de agosto de 3114 a.C.). Um ano tem 360 dias.
O nome maia para dia era k'in. Vinte destes k'ins são conhecidos como um uinal (mês). Dezoito uinals fazem um tun (ano). Vinte tuns são conhecidos como k’atun (equivalente a 19,7 anos). Vinte k'atuns fazem um b'ak'tun (equivalente a 394.3 anos).
Este calendário maia tem uma duração limitada prescrita de 5200 anos.
Assim, ele teria seu fim em 13.0.0.0.0, transcrevendo para o nosso calendário, temos a data 21 de dezembro de 2012, que representa o fim de um ciclo e não necessariamente o fim do mundo.

Notícias relacionadas:

 

Comentários

Muito bom rev4

Obrigada, espero me inspirar e fazer mais.

Legal vc postando, rev. =)

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!