Tudo é incrível, o documentário
Tyler Bastian, um professor de uma escola secundária nos EUA, produziu o filme intitulado "Everything is Incredible", de 10 minutos, que conta a história de Agustín, um homem que vive na pobreza do povoado de Siguatepeque em Honduras e que tem o que alguns chamariam de um sonho impossível.
Agustín começou a construir um helicóptero, em 1958, de lixo e materiais descartados que encontra em sua aldeia. Depois de ver a engenhosidade deste homem com o lixo você possivelmente vai se emocionar. Quando começou seu projeto, era jovem, ambicioso e pensou que levaria apenas três meses. Agora, 54 anos depois, ele continua a construir seu sonho e pensa que o trabalho é muito mais difícil do que pensava.
- "Eu posso explicar a função de cada parte, porque cada parte levou anos de trabalho", diz ele no documentário de 10 minutos. - "Para todos fui motivo de zombaria. Porque o mundo inteiro pensa que é impossível... acham que eu sou louco"
Agustín está confinado a uma cadeira de rodas por causa de um surto de poliomielite na infância. É uma cadeira de rodas bem velha, porque quando ganhou uma cadeira de rodas novinha em folha, ele decidiu desmontá-la e utilizar as peças no seu helicóptero.
- "Eu nunca me senti muito capaz, porque eu sou um sapateiro", diz ele. - "Além disso, eu nasci manco. Minha perna direita é mais curta do que a esquerda. Tive outras dificuldades resultantes da luta da vida."
Os cineastas responsáveis por este vídeo criaram uma conta para arrecadar fundos no IndieGoGo para ajudar a melhorar a vida de Augustin e criar um fundo para salvar o seu helicóptero, que talvez nunca voe, não como Agustín imaginou, mas possivelmente deverá fazer voos muito mais importantes e profundos quando, com parte do dinheiro arrecadado, viajará por escolas de todo o país ensinando as crianças o que elas podem fazer e mostrar-lhes o poder de paciência, criatividade e o que alguém pode realizar quando tem vontade.
Apesar de suas dificuldades, Agustín se mantém com fé em seu sonho, fé reforçada por aqueles que acreditam nele e sem se preocupar com aqueles que zombam:
- "O problema é que tudo é incrível e as pessoas não aceitam isso", disse ele. "Agora temos computadores e telescópios no espaço olhando para o vazio. E uma tonelada de outras coisas maravilhosas."
Não gosto muito de clichês, mas Agustín é destas pessoas inspiradoras que fazem ver que a viagem, ás vezes, é infinitamente mais importante que o destino. Sua atitude em face da adversidade pode ser aplicada a qualquer pessoa lutando suas próprias lutas. E se gostar da história de Agustín, não deixe de dar uma ajudazinha para que mais pessoas possam conhecê-la.
Notícias relacionadas:
Comentários
Amigo, aqui há o vídeo legendado, caso ajude.
https://www.youtube.com/watch?v=0hpcmVPb4R4
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!