Uma grande explosão atômica submarina
É a bomba! As explosões sempre produzem assombro, se ademais falamos da detonação de uma bomba atômica, ainda mais. Mas se você já tinha se acostumado aos velhas filmes de explosões atômicas em terra, talvez se surpreenda ainda mais com os devastadores efeitos que acontecem quando o evento atômico acontece em águas abertas. Os militares encarregados das filmagens nem suspeitaram que teriam que trepar em uma palmeira para não sucumbir às ondas geradas pela explosão.
Pat Bradley era um dos operadores de câmera militares que na década dos 50 se encarregava de documentar os ensaios nucleares da Marinha estadunidense. Nunca poderá esquecer as duas explosões atômicas subaquáticas conhecidas como Wahoo e Umbrella, filmadas por sua câmera enquanto se encontrava em uma pequena ilha situada a menos de 4 quilômetros do lugar da explosão. A distância parecia prudente, mas os cálculos resultaram ser muito otimistas.
O cargueiro que vemos nas imagens do seguinte vídeo foi engolido pelas ondas e qual uma tsunami chegaram à ilha atingindo uma altura tal que na terceira onda a própria ilha (um atol tropical com poucos metros acima do nível do mar) ficou totalmente coberta pela água, ante o que Bradley e seus colegas se viram obrigados a colocar os equipamentos de filmagem nos ombros e se empoleiraram pelas palmeiras mais próximas.
O teste nuclear Wahoo aconteceu em 16 de maio de 1958 e Umbrella em 8 de junho do mesmo ano.
Via | Atom Central.
Notícias relacionadas:
Comentários
Diz ai: Não encontra nenhuma filmagem da detonação de uma Czar? Ai sim íamos ver o que é uma verdadeira bomba atômica.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!