Google terá que pagar por linkar manchetes de jornais alemães

LuisaoCS

Google terá que pagar por linkar manchetes de jornais alemães

O que Google temia aconteceu: o conselho de ministros da Alemanha aprovou o projeto de lei que pretende que os buscadores (como Google ou Bing) tenham que pagar para a mídia alemã por reproduzir suas manchetes nos resultados das buscas de notícias. Google mostra os títulos e primeiros parágrafos das notícias nas SERPs, algo que serve para dar contexto ao link.

- "A imprensa deve ser melhor protegida na Internet", afirmou a ministra da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger. Enquanto a Associação Alemã de Editores de Jornais e seu par de Editores de Revistas celebraram a medida, Google afirmou que este é um "dia negro para Internet".


O projeto de lei a princípio era mais amplo, mas foi reduzido durante a discussão e os únicos que deverão pagar são os buscadores, excluindo assim a blogueiros e outros grupos ou usuários que citem notícias em seus sites ou serviços.

Google poderia seguir publicando os links, mas sem o título nem o parágrafo que cita o conteúdo dos diários, algo pouco praticável.

- "A lei proposta afeta todos os usuários da Internet. A busca na rede alemã terá grandes danos. Este ataque a Internet não tem nenhum outro exemplo no mundo", disse o porta-voz do Google Kay Oberbeck.

No desespero de fazer dinheiro fácil estas empresas estão atirando em qualquer coisa e não se deram conta que esta medida pode ser um belo e certeiro tiro no pé, já que em teoria os buscadores poderiam simplesmente negar-se a pagar ou então, pior, não listar as manchetes em seus resultados, de forma que esses meios de comunicação desapareceriam do Google e, consequentemente, da Internet. Uma pá de terra derradeira para ajudar a enterrar este setor arcaico e moribundo, que não fez nada para renovar-se, senão que segue crendo na manutenção do mundo onde controlavam as notícias e leitores a seu bel prazer.

Via | El MUndo.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

os buscadores deviam ter organizado um boicote a estas empresas, ficar um mes sem linkar seus sites para eles perderem visualizações.
Se o google ou outro divulgasse a notícia inteira era uma coisa, mais eh só uma chamada para a pessoa clicar no link. Isso não trará beneficios para essas empresas.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!