A depressão e o estresse crônico podem reduzir o tamanho do cérebro

LuisaoCS

A depressão e o estresse crônico podem reduzir o tamanho do cérebro

A depressão e o estresse crônico causam um impacto negativo bem mais profundo no corpo humano do que se cria até agora, pois de acordo com uma pesquisa recente, ambos males podem provocar que o cérebro perca volume, condição que por sua vez gera consequências no estado emocional e nas capacidades cognitivas da pessoa.

De acordo com os pesquisadores de Yale que realizaram o estudo, isto se deve a um "chaveamento" genético que reprime a expressão de vários genes necessários para a formação de conexões sinápticas entre os neurônios, provocando uma redução de massa cerebral no córtex pré-frontal.

Ronald Duman, autor principal do estudo, assegurou que os circuitos que normalmente estão envolvidos nas emoções, bem como na cognição, se encontram interrompidos quando este fator de transcrição está ativado.

Para descobrir isto, a equipe analisou tecido de pacientes com depressão diagnosticada, bem como de outros sem estes problemas, encontrando diferentes patrões na atividade genética descrita.

Segundo Duman, posteriores estudos sobre este mesmo fator ajudarão a que no futuro podem conhecer às pessoas que poderiam ter maior risco de depressão ou sensibilidade ao estresse.

Via | Yale News.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Sim, eu sinto que algo está muito diferente em mim. Exatamente como cita no artigo acima, tanto no corpo como na mente.
Se tiver interesse posso falar mais sobre o que estou sentindo.

Não, inferencia não implica equivalencia. Ciencia 101.

Quer dizer que a alegria e a tranquilidade podem aumentar o tamanho??

Se isso for verdade meu cérebro é do tamanho de uma azeitona.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!