Quasicristal encontrado na Rússia pode ter vindo do espaço
Cientistas acham que um raríssimo quasicristal -um sólido que como os cristais tem um espectro de difração essencialmente discreto, mas com uma estrutura não periódica- encontrado nas montanhas da Rússia tem como origem o espaço sideral
Estes cristais têm um arranjo que necessita de translação simétrica: uma cópia nunca será igual à original. Este padrão em escala atômica parecia impossível, até que o Prêmio Nobel Daniel Schechtman identificou um exemplo em uma liga deste material.
Só se encontrou outro destes arranjos atômicos em um cristal escavado nas montanhas de Koryak, na Rússia; todos os outros exemplos destes minerais foram sintetizados em laboratórios.
O cientista da Universidade de Princeton Paul Steindhert analisou os quasicristais das montanhas de Koryak e concluiu que, baseado nas condições necessárias para a formação destes sólidos, as amostras existentes só podem ter caído do espaço sideral.
Acreditam que estes quasicristais são parte de um meteorito de 4,5 bilhões de anos que caiu à Terra há 15 mil anos. Sobre eles incide um grande interesse científico, já que poderiam revelar informação sobre o estado temporão do sistema solar. Isso é, por suposto, poderiam guardar os segredos do DNA interestelar do Super-homem.
Via | New Scientist.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!