NASA afirma que lua de Saturno abriga vida
Como se tratasse de uma história que pouco a pouco revela a trama, a bela lua de Saturno, Encélado, dá novos sinais de vida. Segundo cientistas da NASA, agora só resta comprovar de maneira contundente o fato através de futuras missões espaciais, devido a que existam muitos indícios que corroborem a existência de vida.
Desde 1789, William Herschel fixou seu interesse em Encélado. Desde então, o pequeno satélite saturnino monopolizou a atenção dos astrônomos mais experimentados. Exemplo disso é que o astrobiólogo da NASA, Chris McKay, afirmou que existe água em estado líquido, material orgânico e uma fonte de calor em Encélado. A descoberta faz com que as futuras missões espaciais reservem para Encélado um papel de destaque nas pesquisas.
A descoberta da suposta vida em Encélado só foi possível por causa da Cassini, que através de uma sonda conseguiu detectar não apenas a atmosfera, senão gêiseres jorrando água constantemente e que, ademais, contêm compostos orgânicos como o propano, etano e acetileno.
McKay e outros cientistas da NASA planejam uma missão na qual possam estudar ainda mais o satélite, que colocaria uma nova sonda em órbita ao redor de Saturno com o objetivo de obter provas irrefutáveis de vida.
Via | The Guardian.
Notícias relacionadas:
Comentários
Titã tem hidrocarboneto, o que não é bem água, e como cientistas não base de uma vida nesta... não é possível afirmar nada.
Na verdade, ainda acho que Europa tem vida.
Hummmm... Sempre achei que a fosse a lua Titã.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!