A verdade (ou seria mentira?) das bebidas esportivas

LuisaoCS

A verdade (ou seria mentira?) das bebidas esportivas

Sabia que as bebidas esportivas, os conhecidos e caros isotônicos, podem não ser tão boas como dizem na publicidade? Segundo a conclusão de um macroestudo publicado no British Medical Journal, as propriedades sobre a saúde que lhe creditam não são reais e o que é pior: poderiam provocar a obesidade. E se isto já não fosse o bastante, denunciam as empresas que patrocinaram cientistas com o único objetivo de desenvolver uma nova área de comercialização.

Em outras palavras estes cientistas teriam aconselhado influentes organizações de medicina do esporte a usar suas marcas para dar ao consumidor dicas de saúde diárias, além de assustar à população com a desidratação. Um triunfo do marketing sobre a ciência, dizem.


Segundo o artigo, o negócio das bebidas esportivas reporta milhões de dólares. Em boa parte as marcas e a publicidade influem muito, pois exercem muito poder, como PepsiCo, Coca-Cola e GlaxoSmithKline -que foi condenada recentemente a pagar uma multa recorde de 3 bilhões de dólares por fraude na área de saúde nos EUA-.

Ademais as campanhas intensificam-se em eventos esportivos, como agora nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

A pesquisa indica que os isotônicos não têm nenhum poder extra nem hidratam melhor que um copo d'água da torneira. E pior: podem causar problemas na saúde. Segundo Tim Noakes, professor da Universidade da Cidade do Cabo, os isotônicos são uma bomba de açúcar.

Os cientistas temem que a popularidade destas bebidas entre os jovens dispare os casos de obesidade. Só para que se tenha uma ideia, meio litro de isotônico equivale entre cinco e oito colheradas de açúcar.

 Um porta-voz da GlaxoSmith-Kline, diz que:

- "Lucozade é o resultado de mais de 40 anos de pesquisa e 85 estudos vistos e revistos em função do desenvolvimento do esporte".

O discurso do representante da Coca-Cola sobre o Powerade não é diferente:

- "As bebidas esportivas são algumas das bebidas mais pesquisadas no mundo. Há uma riqueza de pesquisa científica que pode ser invocada".

Esperar para ver onde vai dar isso tudo.

Via | Daily Mail.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

obs: caminhada não é exercício intenso. Hehe

Não vejo problemas se for consumido logo após um treino, é para isso que servem
A pessoa fez um hora ou duas horas de treino intenso e quer um copo de água, mas só água não é sulficiente precisa de açúcar também.
Quem pratica exercícios sabe do que estou dizendo.
Tem suplementos que em meio litro de água tem muito mais açúcar. Ex: maltodextrina.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!