Implante ocular biônico dá visão de 576 pixels em escala de cinzas para pessoas cegas

LuisaoCS

Implante ocular biônico dá visão de 576 pixels em escala de cinzas para pessoas cegas

Próximo do milagre, mas inteiramente resultado da perseverança científica e da audácia tecnológica, recentemente foi lançado o mercado um par de implantes oculares que devolvem parcialmente a visão às pessoas que por diversos motivos necessitam dela.

No primeiro caso, Argus II, desenvolvido pela empresa Second Sight, é uma espécie de olho biônico que funciona por meio de uma antena instalada atrás do globo ocular e ligada à retina com 60 eletrodos, que recebe sinais de um par de pequenas câmeras que terminam se convertendo em imagens de 60 pixels que o cérebro interpreta.


O segundo implante, Bio-Retina, saído do laboratório da Nano Retina, é um tanto mais surpreendente desde a resolução de imagem que permite às pessoas: 576 pixels. Seu funcionamento é similar, pois para sua operação instalam um sensor atrás da retina e 576 eletrodos que são ligam diretamente ao nervo óptico. Ademais, destaca que este sensor obtém sua fonte de energia de um laser (inofensivo) que dispara no interior da própria retina. Neste vídeo explicam dito funcionamento:

Cabe mencionar que em ambos casos usam próteses que, ainda que sejam muito impressionantes, estão limitadas àquelas pessoas que perderam a vista pela degeneração da retina ou da mácula lútea associada com o envelhecimento, por uma retina defeituosa ou como conseqüência da retinopatia diabética e outras doenças degenerativas do sistema ocular.

Via | ExtremeTech.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Steve Austin iria ficar feliz em saber que seu sacrifício (uma capotada mesmo) não foi em vão.

Talvez um dia possa ser usado para dar uma visão superior a pessoas normais (:

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!