Hipsters adivinham o que é o bóson de Higgs
A revista Vice deu-se à tarefa de perguntar aos nova-iorquinos, com marcado aspecto de hipsters, se sabiam o que é o bóson de Higgs, o micro graal da ciência moderna. As respostas são bem variadas: pode ser uma banda de metal, uma instalação artística, uma substância mágica ou quem sabe o material da cola do universo. Mas os resultados são bastante engraçados na medida em que os hipsters tentam adivinhar fazendo conhecido gênero de antenado e acabam reforçando o estereótipo de tontos incautos.
Os hipsters, talvez porque seja cool ou soe como um nome bacana, pensam que é uma instalação ou o nome de um artista obscuro alemão. Outra das respostas recorrentes é o nome de uma banda conceitual, talvez de indie rock border experimental. Uma garota contesta com sinestesia: "parece café". E outro hipster diz que o nome lembra a magia "e por magia estou me referindo a drogas". Outro tipo diz que lhe escreveu um poema à esquiva partícula mas não recorda do que era.
O bóson de Higgs está na boca de todo mundo depois de sua recente (e muito postergada) descoberta, por parte dos físicos do Grande Colisor de Hádrons. Divulgadores científicos "humorizam" com ironia: Deus morreu. Longa vida ao Higgs! ;-), por outro lado e se vivêssemos em tempos mais escuros, Higgs teria uma visita certa à fogueira dos hereges e como em toda polêmica existem aqueles que de olhos esbugalhados perguntam: "O que aconteceu gente?"
Ainda que persistam algumas dúvidas se em realidade é mesmo a referida partícula antes teórica ou alguma outra nova partícula, o achado foi celebrado como histórico -tanto porque é vital para os modelos atuais da física quanto porque justifica um histórico estudo tão criticado por setores retrógrados da sociedade-.
Esta partícula, apelidada de "partícula deus", ante uma verdadeira confusão fora do mundo da ciência, propiciada pela particularidade de explicar um modelo completo da física do universo, é a peça que faltava para explicar por que as partículas têm massa e se formam coisas como átomos, moléculas, estrelas e homens.
O notável da descoberta do bóson de Higgs seria sobretudo a confirmação da existência do campo de Higgs, o que aparentemente é responsável por que as partículas adquiram massa. Vi uma explicação um tanto poética, enigmática e muito bacana para leigos no The Atlantic:
É um pouco como jogar uma pedra em um muro de concreto. Eventualmente parte do muro se despedaçará. Neste caso, é como um muro que só libera um pouco de pó em resposta a uma colisão de grande tamanho e os cientistas notam que o muro estava ali porque fizeram uma foto do pó antes de que se desvanecesse. Exceto que neste caso o muro é contínuo e infinito e invisível e vivemos dentro dele e é o que nos dá massa, o que é o mesmo que dizer a qualidade da existência física.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!