Cientistas descobre que as abelhas podem rejuvenescer seu cérebro

LuisaoCS

Cientistas descobre que as abelhas podem rejuvenescer seu cérebro

Segundo um estudo publicado na revista Experimental Gerontology, cientistas da Universidade Estatal do Arizona descobriram uma nova característica admirável nas abelhas, esses insetos tão (ou mais) importantes para o equilíbrio natural planetário. Trata-se de sua capacidade para atrasar os efeitos do envelhecimento em seu cérebro.

Assim, de acordo com o pesquisador Gro Amdam e outros colegas tanto da referida universidade quanto da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida, descobriram que quando abelhas adultas se encarregam da responsabilidade dos ninhos (uma tarefa que usualmente é desempenhado pelas mais jovens) o envelhecimento de seu cérebro inicia um processo inverso, tanto que inclusive parece rejuvenescer.


No experimento realizado para comprovar isto, os pesquisadores retiraram da colônia todas as jovens cuidadoras dos ninhos, deixando unicamente às rainhas e as larvas. Quando outras abelhas mais velhas voltaram da lida da colheita, a atividade nos favos modificou substancialmente, mas logo as coisas se ajustaram: algumas continuaram na mesma função enquanto outras passaram a se encarregar do cuidado com as larvas. Após 10 dias, as abelhas que tinham se combinado em cuidar os ninhos haviam melhorado significativamente sua capacidade de aprender novas habilidades.

Amdam e sua equipe encontraram uma mudança nas proteínas cerebrais destas abelhas, em particular a Prx6 e a chamada proteína "chaperone", a primeira protege contra a demência no ser humano e a segunda que proporciona proteção a outras proteínas e tecidos cerebrais quando se encontram expostos a altos níveis de estresse celular.

Através deste estudo os cientistas buscam sintetizar uma droga que ajude a manter as funções cerebrais no ser humano.

Via | Science Blog.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Anon, acho que é Alzheimer

"Cientistas descobre" ou "Cientistas descobrem"

o correto é Allzaihmer

Seria a cura para o Alzaimer?

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!