Insetos gravam mensagens nas plantas para que outros decodifiquem
Em uma pesquisa publicada recentemente na revista Ecology Letters, cientistas do Instituto de Ecologia da Holanda e da Universidade Wageningen descobriram que certos insetos gravam mensagens nas plantas que depois outros membros da espécie e também gerações futuras são capazes de interpretar.
Assim, de acordo com Olga Kostenko e outros colegas, os insetos são capazes de estabelecer um complexo sistema de comunicação que ademais é intergeracional a propósito de assuntos como a alimentação. Por exemplo, quando um inseto come uma planta que resultou venenosa, nesta fica consignada uma mensagem de prevenção que outros membros, tanto atuais como futuros, interpretam.
- "Descobrimos que depois de se alimentar de uma planta, os insetos deixam um legado através de mudanças nos fungos do subsolo. Estas mudanças influenciam o crescimento e comestibilidade das novas plantas nesse terreno e conseqüentemente o crescimento e possivelmente o comportamento dos novos insetos que vivem nessas plantas", declarou Kostenko a respeito.
Este incrível mecanismo de sobrevivência recorda um pouco o chamado "dead drop" dos espiões, com o qual duas pessoas envolvidas em uma mesma missão podiam trocar um objeto sem nunca entrar em contato entre si, só lembrando o lugar onde este se encontraria.
Via | Kurzweil e Daily Mail.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!