Comprovado: peido de galinha não é ovo

LuisaoCS

Uma metáfora antiga comparava coloquialmente o flato do galináceo com alguma coisa muito difícil de ser realizada, algo raro, que naõ existe. E não é que a sabedoria popular novamente tinha razão? Acabo de me inteirar que as aves realmente não expelem ventosidades. A verdade é que nunca tinha me perguntado, felizmente, mas me pareceu curioso descobrir que as aves têm a habilidade física e anatômica de evitar os gases gastrointestinais.


De fato, os intestinos das aves não tem as típicas bactérias produtoras de gás como as dos humanos e de outros mamíferos que nos ajudam a digerir a comida. De modo que da próxima vez que ver seu loiro soltando um peidinho, pode estar seguro de que além de falar o danado aprendeu a nobre arte do ventriloquismo.

Os cientistas só ainda não estão tão convencidos se as aves podem arrotar. Não existe documentação alguma sobre este fato ainda que suspeito que se alguém preparasse um estudo sobre esta questão acabaria seguramente premiado com um IgNobel.

De toda forma os ornitólogos acham que se alguma ave se visse na eventual necessidade de liberar gás estomacal não teria nenhuma dificuldade para liberar o excesso gasoso através da boca. Se estão preparados para regurgitar sua comida diretamente desde o estômago quando alimentam suas crias, é lógico pensar que não teriam problema com os gases.

Via | Pop Sci.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Ah, se galinha beber refrigerante ela explode então.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!