Cuidado com o falso Security Essentials 2010
Há coisa pior que um vírus ameaçando seus dados e privacidade? Eu acho que sim, um antivírus falso por exemplo. A Microsoft está advertindo os usuários sobre a circulação do Security Essentials 2010, um programa que se anuncia como o produto de segurança lançado o ano passado pela empresa , mas que em realidade esconde o trojan Win32/Fakeinit.
Com uma aparência prolixa para evitar que duvidemos de sua autenticidade, muda o fundo de tela por uma grande mensagem de advertência indicando que o sistema está infectado. Ademais, modifica as entradas do registro para que não se possa voltar à aparência normal do desktop.
Também instala outro vírus, o Win32/Alureon e o componente Layered Service Provider (LSP), que monitora o tráfego gerado pelos navegadores e substitui alguns sites com supostas advertências de segurança. Qual é o objetivo de tudo isto? Que adquira a versão completa da aplicação.
O pessoal de Redmond explica que é muito comum que os criadores de malware aproveitem os produtos com maior repercussão para enganar a navegantes desprevenidos, geralmente por meio de anúncios coloridos. Por isso é necessário recordar que o pacote legítimo, capaz de detectar este download malicioso, pode ser obtido em seu site oficial sem custo algum para aqueles que tem o registro do Windows legítimo.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!