O novo e surpreendente desenho Airbus: aviões siameses
E achávamos que o Airbus A380 já era um titã dos céus. Em verdade continuará sendo até que o consórcio europeu que o construiu decida pôr mãos à obra e deslumbrar o que por enquanto está inscrito no Registro de Patentes e Marcas dos Estados Unidos da América: um singular avião com dupla fuselagem e dupla asa com um corpo central onde vai o rotor. Curiosamente seria uma nave com menor peso ao requerer menos superfície alar para a sustentação, e menos peso significa menos combustível.
O método empregado de turbo-propulsão para facilitar o empuxe horizontal contribui para reduzir o consumo de combustível, e junto ao original desenho da asa dupla e fuselagem, ainda que nos pareça um tijolão, não apenas será capaz de voar senão que ademais o fará gastando menos querosene, segundo afirmam os especialistas de engenharia aeronáutica.
Acrescentemos o fator de que a fuselagem dupla significa dupla capacidade de passageiros e isto pode contribuir para que as passagens de avião experimentem um notável descenso em seu preço. Se as contas forem assim tão simples e se a poupança vier mesmo a repercutir nos bolsos dos viajantes estaríamos falando de passagens com 30% a menos que os preços atuais.
O curioso é que, diferente dos atuais turbo-jatos, a hélice aberta desta proposta significaria uma redução do consumo adicional. Os aviões siameses, ademais, parecem ser TDI.
Via | Aviation Week.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!