Leite materno parece bloquear o vírus da AIDS
Cientistas parecem ter descoberto uma propriedade nova no leite materno: a de bloquear o vírus da imunodeficiência humana. O componente ainda desconhecido no leite materno mata as partículas do vírus bem como as células infectadas por este. Ademais é capaz de bloquear a transmissão do HIV em ratos com sistema imunológico humano.
Ainda que os bebês que nasçam de mães soropositivas possam evitar o contágio no nascimento, ao redor de 15% podem contrair a doença durante a infância temporã já que o vírus pode chegar até o leite materno, motivo pelo qual a amamentação era suspeita como causa de contágio.
Angela Wahl da Universidade da Carolina do Norte e seus colegas pesquisaram mais sobre o tema e criaram ratos com medula, fígado e tecido de timo que seriam infectados com HIV. Todos os ratos foram infectados quando receberam o vírus em uma dose oral regular, no entanto quando receberam o vírus em leite materno infectado, o vírus não foi transmitido.
Outras pesquisas apontaram às propriedades antivirais do leite materno, mas não sabiam exatamente se este preveniria a transmissão da AIDS.
Agora a tarefa é encontrar e isolar esse misterioso ingrediente do leite materno que inibe o vírus. Ao ser identificado poderia ser usado para prevenir outras formas de transmissão da doença, incluindo por atividade sexual.
Há quem pergunte por que bebês que nascem sem o vírus, de uma mãe soropositiva, são infectados se o leite materno não o transmite? Uma das muitas possibilidades ventiladas é que exista algum pequeno ferimento nos mamilos da mãe, expondo seu sangue ao bebê.
Via | New Scientist.
Notícias relacionadas:
Comentários
Então, supostamente, o problema da aids pode ser resolvido tomando leite humano. Ou leite de rato modificado geneticamente com genes humanos.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!