Homens vs mulheres: como se comportam nas redes sociais?

LuisaoCS

Homens vs mulheres: Como se comportam nas redes sociais?

Os homens e mulheres não têm o mesmo comportamento na rede. Nossas diferenças podem parecer sutis, mas acentuam-se no uso das plataformas sociais da internet onde, até agora, as mulheres são as que melhor se adaptam às redes sociais.

Segundo um estudo realizado na Europa pela consultora Porter Novelli, há grandes diferenças entre o comportamento social na internet de homens e mulheres, porque enquanto as mulheres acessam as redes sociais para entrar em contato com suas amizades, os homens fazem-no para se divertir, opinar sobre temas de contingência. Isto faz com que as mulheres tenham certa preferência pelo uso do Facebook, enquanto os homens ficam com o tempo real e simplicidade do Twitter.


Estes dados são reafirmados por outro estudo, realizado desta vez a nível latino-americano pela Intel em diferentes cidades e que revela que 33% das mulheres utilizam o Facebook como via de comunicação com seus amigos, sendo 8 em cada 10 mulheres as que preferem o uso das redes sociais para estarem mais ligadas com outras pessoas, utilizando os chats oferecidos por redes como o mencionado Facebook. Por outro lado, os homens inclinam-se mais pela compilação de informação, revisão de vídeos e criação de conteúdo, além de ter preferência por dar opiniões sobre temas de contingência no Twitter e em blogs.

Cada sexo tem diferentes preferências, mas ambos convergem no interesse que demonstram por ler mensagens e ver fotos de amigos, ainda que os homens preferem olhar antes que comentar, enquanto as mulheres são mais assíduas a deixar comentários no conteúdo compartilhado através das redes sociais.

No caso do conteúdo gerado por diferentes marcas nas plataformas sociais, também é possível apreciar diferenças entre homens e mulheres. Enquanto as mulheres seguem às marcas para conhecer as novidades, ofertas e descontos, os homens seguem-nas só porque gostam ou se identificam com a marca, mas não entabulam nenhuma relação com a empresa que seguem. As mulheres, ao contrário, não só seguem uma marca, senão que geram feedback com ela, opinam sobre seus produtos, participam dos concursos, entre outras coisas.

Segundo ambos estudos, as mulheres têm um comportamento mais ativo nas redes sociais, usam mais e são mais participativas que os homens. Eles, ao contrário, preferem interagir nas redes sociais em casos em que queiram opinar, gerar conteúdo e compartilhar opiniões.


 

Comentários

Maria, essa mesma opinião pode ser usada a favor dos homens, que, segundo a pesquisa, prefere algo mais crítico e portanto mais elaborada ao comentar, sugerindo maior importância a coisas que "pedem" mais inteligência rs.

Brincadeiras a parte, odeio Twitter. Prefiro usar o facebook para me comunicar com os amigos também, mas é difícil encontrar alguma coisa não idiota pra comentar hoje em dia...

Talvez seja por causa da nossa natureza intelectual.
Somos mais inteligentes, portanto interagimos mais.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!