A pirataria pela Internet aumenta a venda de discos, assegura pesquisa
Pese as sentidos reclamações que as grandes companhias fonográficas fazem contra a pirataria, especialmente quando se trata de vazamentos na Internet de discos a ponto de serem lançados no mercado, parece que em realidade este fenômeno termina beneficiando aos que tanto se queixam dele.
De acordo com uma pesquisa realizada por Robert Hammond, economista da Universidade Estatal da Carolina do Norte, se um álbum vazar na Internet antes da data oficial de lançamento suas vendas podem incrementar-se.
Hammond comparou os dados de um rastreador privado de BitTorrent e as vendas oficiais de discos durante um período de nove meses e considerando 1.095 álbuns diferentes descobriu que 991 estiveram em um site de torrents e outros 665 foram publicados com antecipação. Em cinco semanas, Hammond descobriu que cada download de arquivo está associada com um incremento de 0.26 nas vendas reais do mesmo disco. Igualmente se o disco for publicado na Internet um mês antes de seu lançamento, venderá 59.6 unidades a mais em média.
Com estes números vale a pena perguntar, primeiro, se os executivos destas companhias sabem deste fenômeno e também, se sabem, quais são suas verdadeiras intenções ao promover tão escandalosamente a propaganda anti-pirataria.
Via | Wired.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!