O café aumenta a expectativa de vida?
Não é a primeira e com certeza não será a última que veremos o café como protagonista de algum estudo, exatamente como o de uma pesquisa recente cujos resultados são, quando menos, surpreendentes. Indicam nada menos que o café poderia aumentar nossa expectativa de vida. O mais chocante, no entanto, é que não importa se o café é descafeinado ou não; isto é, que a cafeína não parece estar implicada nesta propriedade.
O estudo, que foi publicado na revista The New England Journal of Medicine, é o resultado da avaliação dos hábitos de 400.000 estadunidenses. As razões ainda se ignoram, e inclusive poderiam dever a outros fatores que simplesmente estão associadas às pessoas que tomam café, como hábitos diferentes. No entanto, também cabe a possibilidade de que o café guarde segredos em seus componentes. Ou talvez a forma em que se prepara o café tenha algum tipo de influência: expresso, coado, fervido...
Neal Freedman, um dos autores do trabalho, assinala:
- "O mecanismo pelo qual o café protege contra o risco de mortalidade ainda não está claro, já que o café contém mais de 1.000 compostos que poderiam afetar potencialmente à saúde. O componente mais estudado sempre foi a cafeína, mas nossos resultados não variam entre os que bebem o café descafeinado e os que o consomem com cafeína".
Os participantes no estudo foram pessoas de ambos sexos com idades compreendidas entre 50 e 71 anos, que em 1995 responderam a um extenso questionário sobre seus hábitos. Os pesquisadores, do Instituto Nacional do Câncer, então acompanharam o histórico sanitário e os falecimentos registrados até 31 de dezembro de 2008. Com estes dados correlacionaram que os tomadores de café eram menos propensos a morrer de algum problema do coração, doenças respiratórias, infartos, diabetes e infecções. Contudo, esta correlação não foi observada para os casos de câncer.
Naturalmente, há que se tomar estes resultados com reservas e esperar estudos mais aleatórios, com um acompanhamento mais exaustivo.
Ainda que não seja possível inferir uma relação causal entre tomar café e um risco menor de morte, estes resultados proporcionam um pouco de segurança ao dizer que tomar café não afeta negativamente a saúde.
Via | AP.
Notícias relacionadas:
Comentários
Verdade, o açucar sempre é vilão.
Se essa pesquisa for verdade, então vou viver uns 120 anos, porque eu tomo mais que 1 litro por dia, nem tomo agua.
Hã... será que é o café mesmo? Não seria a água que vai no café? Ou o açucar?
Está bem, está bem... vou até ali tomar um cafézinho e já volto.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!