Poderíamos nos desfazer do lixo nuclear lançando-o ao Sol?
No outro dia falávamos da (im) possibilidade de despejar os resíduos
radioativos nos vulcões, quando o leitor Alberto ponderou o uso de uma nave em direção ao Sol, ou seja, neste caso usar o astro-rei como um super-forno para queimar o lixo nuclear que geramos.
Em teoria, a ideia parece boa. No entanto, resultaria bastante arriscado. Todas as agências e empresas privadas já tiveram problemas em seus lançamentos, ainda que invistam muito dinheiro nisso. Em março de 2011, por exemplo, um foguete relativamente simples para o lançamento do satélite Glory da NASA, avaliado em 424 milhões de dólares, caiu finalmente no oceano Pacífico. Outros se incendiaram na atmosfera.
Imaginem só o que aconteceria se o foguete carregasse algumas centenas de kg de urânio? Se incendiasse nas alturas, poderia ficar suspenso durante meses na atmosfera, enchendo a Terra de lixo radiativo.
Ademais, também seria muito caro transportar tanto peso para o espaço. A cada ano, as centrais nucleares européias geram ao menos 550 metros cúbicos de lixo radioativa: um volume no qual caberiam 550.000 litros de água. Bota lixo nisso!
Notícias relacionadas:
Comentários
Bom... Os traficantes tem pessoas para transportar a droga no boga... As naves espaciais não tem boga para enfiar
droga de lixo!
Se estiver errado me corrijam.
Quantas viagens espaciais são feitas ao ano?
Tem que levar tudo de uma vez?
Um direcionador não faria resto to trabalho em um pequeno aparelho até chegar ao campo gravitacional. Tem uma tal de inércia que faz o resto.
Uma tonelada de material radioativo (em prospecção) espalhado na atmosfera não é mais que um raio que cai numa área qualquer.
Tipo assim, SEDEX. Manda aos poucos. Se dá certo com os traficantes de pó do México e Colômbia, por que não nisso?
A Energia continua lá porém, o que acontece é que não aprenderam ainda a reciclar aquele lixo para outras finalidades de grande utilidade e, sem tanto perigo assim para a Humanidade se sabiamente reaproveitado.
Um dia irá aparecer alguém para pensar nisto e, além de ficar muito rico, vai tirar este grande peso das costas dos Governos que lidam com Energia Nuclear.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!