Fornos de indução fundindo peças de metal
Ainda que sejam quase desconhecidas em terras tupiniquins, já não é incomum encontrar as placas de indução nas cozinhas europeias, mas menos cotidiana ainda é a aplicação industrial da indução de bobinas magnéticas para fundir peças de metal como se fossem chiclete. Eu não tinha ouvido falar muito do tema, mas desde que um amigo decidiu comprar um forno para sua empresa, fiquei maravilhado e olhando, olhando, encontrei alguns vídeos ilustrativos do processo.
Estes fornos de indução são utilizados para forjar e criar peças de metal de todo tipo (aço, cobre, alumínio), mas com a vantagem de que não contaminam tanto e proporcionam um maior controle sobre o resultado em menor tempo.
Aqui é possível ver um pequeno modelo de 15 KW, que deixa peças inicialmente frias de tamanho respeitável em vermelho vivo em apenas 90 segundos. Os fornos modernos utilizam freqüências mais altas (uns 3 kHz, ainda que há os que alcancem até 10 kHz) para realizar o trabalho ainda mais rápido.
Esta outra fundição gigantesca impressiona bastante, realizado por máquinas que podem moldar peças de até 150 toneladas.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!