Analgésico linguístico: dizer palavrões alivia a dor
As palavras inadequadas, essas que segundo o dicionário ofendem os ouvidos de pessoas sensíveis ou de bom gosto, poderia cumprir uma função para além da catarse portátil que suscitam em certas ocasiões proferi-las, um alívio que não estaria apenas relacionado com o estado de ânimo senão também com a sensação de sofrimento, sobretudo em uma situação de dor física.
Isto segundo uma pesquisa realizada por psicólogos da Universidade de Keele, no Reino Unido, que experimentaram com o efeito que um insulto tem sobre a percepção da dor.
Os pesquisadores pediram a 64 voluntários que submergissem suas mãos em água gelada em duas situações diferentes: a primeira, ao mesmo tempo que pronunciavam uma palavra insultante a sua escolha; a segunda, com uma palavra comum.
De forma surpreendente, as chamada grosserias ajudaram as pessoas a suportar por bem mais tempo o contato com a água: 2 minutos enquanto amaldiçoavam e 1 minuto e 15 segundos quando não. Os voluntários afirmaram que insultar fez com que sentissem menos dor.
Proferir palavrões, pois, é um analgésico linguístico que se for utilizado em benefício pessoal e não para ofender outra pessoa, parece um remédio mais que aceitável. Mas se alguém de bom gosto não gostar de ouvi-lo dizendo-os logo após uma topada, não custa nada mandá-lo tomar no... ta deste post para que entenda o que se passa.
Via | BBC News.
Notícias relacionadas:
Comentários
Taquepareooo....marido indignado dizendo que isso é conversa...Não tem isso que dizer palavrão alivia coisa alguma... Pois pra mim alivia que só o cão... É uma esculhambação todo dia, e quando bate a raiva ou mesmo quando algo inesperado acontece, eu digo mesmo e tô pouco me fudendo pro que vão pensar.
me disseram que a palavra que mais falo é maldição.
o problema é que chingar nao diminui muito o extress quanto a dor
Comigo funciona muito bem! É melhor que Doril em certos casos. Não que faço uso constante, mas um providencial 'Vai tomar no *' alivia a tensão do dia-a-dia!
Tá vendo? O Millôr Fernandes não era cientista mas já sabia disso! ^^
Tinha lido a pesquida faz uns anos, e tem um detalhe: só funciona com as pessoas que não eram muito acostumadas a falar muito palavrão
Pqp! Foi bom saber dessa m****, pois vivo esbarrando na p**** dos móveis daqui de casa e me seguro para não soltar um palavrão, pois sou desbocado pra cara***. De agora em diante, o ouvido dos outros que se f***!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!