Stallman insiste: “Apple é o pior inimigo da liberdade do usuário”

LuisaoCS

O líder religioso do Movimento do Software Livre, Richard Stallman, que recentemente discursou em uma conferência na Universidade de Múrcia, ao sul da Espanha, não perdeu oportunidade de "elogiar" o software de código fechado e as empresas líderes do setor como Apple e Microsoft.

Em declarações à imprensa antes de sua conferência, Stallman desancou o software privativo ou proprietário, qualificando-o como "tirânico e injusto", adjetivos que salpicaram às empresas tecnológicas que se baseiam neste tipo de programas.

Assim, quando chegou o momento de falar da empresa da maçã mordida, não ocorreram frases muito diferentes das que estamos acostumados a escutar de Stallman em outras oportunidades:

- "A Apple é o pior inimigo da liberdade do usuário ... esta empresa foi a primeira em apertar ao máximo as algemas digitais". Ele fez questão de lembrar que "seus produtos são como prisões", referindo-se a que os usuários da maçãzinha têm restrições para usar aplicações diferentes às oficiais.

Ainda que todos já saibamos os sentimentos deste guru do software livre em relação a estas empresas, nunca deixa de ser curioso e divertido apreciar suas "expressões de afeto"”. Ademais, desta vez Stallman não pode deixar de se referir, ainda que muito brevemente, a briga entre a Oracle e Google pelos direitos de propriedade intelectual no uso do Java, assegurando que seria "um desastre mundial" que a denúncia resulte bem sucedida.

Via | 20 minutos.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!