Escâner cerebral revela os pensamentos de um cão

LuisaoCS

Ao que parece o dilema sobre a possibilidade de que os animais, em particular os cães, pensam ou não já é algo do passado. Partindo da premissa de que o "melhor amigo do homem" pode efetivamente acessar o intangível mundo dos pensamentos, pesquisadores da Universidade de Emory, implementaram uma série de análise utilizando um escâner cerebral para penetrar na mente de Fido.

Gregory Berns, que encabeça a pesquisa e ademais dirige o Emory University Center for Neuropolicy, demonstra sua emoção em torno deste histórico exercício que busca aprofundar no estudo da relação entre cães e humanos:

- "Quando observamos as primeiras imagens foi algo incomparável. Ninguém que eu saiba havia capturado imagens do cérebro de um cão que não estivesse sedado. Este era um exemplar completamente consciente e aqui temos a primeiro imagem jamais capturada de seu cérebro em plena atividade".

A ideia é criar um arquivo referencial de imagens que, associadas ao comportamento e estado de ânimo que o cão denota em determinado momento, permita construir uma rede de padrões que eventualmente nos permitam interpretar seu pensamento. Em caso do desenvolvimento ser bem sucedido, esta investigação abrirá novos horizontes ante os processos cognitivos dos cães e na cognição social de outras espécies.

Via | Live Science.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!