Experiência: água + ondas de som a 24 Hz = magia!
Neste curioso vídeo que Brusspup subiu ao YouTube é possível ver o efeito produzido pelas câmeras de vídeo ao gravar, a uma velocidade de quadros determinada, uma cena perfeitamente "sincronizada".
O assunto é fazer a água passar diante de um alto-falante através de um tubinho, gerar então uma onda de som de 24 Hz que possa impulsionar um pouco as gotas e ao mesmo tempo configurar a câmera de vídeo para que grave a 24 frames por segundo. O resultado? A água parece "magicamente" parar no ar, ao ficar perfeitamente sincronizada com a captura de imagens.
Ao modificar as ondas e em vez de usar 24, usar 23 ou 25, a água parece mover-se para diante e para trás (o efeito é muito legal). A montagem lembra um pouco o efeito estroboscópico, que faz as rodas de carros parecerem estáticas enquanto giram. Também é o mesmo efeito óptico apreciado em helicópteros, hélices e outro tipo de cenas nas quais as freqüências dos objetos em movimento sejam um múltiplo exato dos frames por segundo que esteja sendo gravado pela câmera de vídeo.
Notícias relacionadas:
Comentários
Muito legal ! Só que eu não entendi bolhufas.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!