NASA elabora mapa para saber onde os próximos raios cairão
Os raios ganharam ao longo da história a reputação mais que merecida de ser imprevisível, a ponto de que se converteram em metáfora da casualidade e da fatalidade que escapam ao controle humano. Mas esta percepção poderia mudar graças a um mapa elaborado pela Agência Espacial Estadunidense, a NASA, que permite um prognóstico sobre onde ocorrerá o próximo impacto de um destes fenômenos.
Trata-se de uma cuidadosa recopilação que relaciona o momento e o lugar em que ocorreram a maioria destes eventos sobre a superfície terrestre, desde 1995 até 2002. Por cálculos probabilísticos e de outra índole, esta informação obtida via satélite permite aos cientistas predizer com relativo grau de certeza onde cairá a próxima centelha.
Como dado curioso, a NASA afirma que a maior quantidade de raios nos últimos anos aconteceu sobre o Rio Catumbo na Venezuela, onde, em média, foram registrados 40 mil raios por noite. Kifuka, uma cidade montanhesa do Congo, possui um recorde parecido. Isto sugere por sua vez, em combinação com outras conclusões que podem extrair deste exercício cartográfico, que as áreas mais quentes atraem mais destas descargas elétricas.
Via | io9.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!