Paul Allen doa fortuna para descobrir a essência do ser humano no cérebro

LuisaoCS

Paul Allen doa fortuna para descobrir a essência do ser humano no cérebro

Paul Allen é um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada de 14 bilhões de dólares, produto, sobretudo, de sua participação em uma das empresas de software mais bem sucedidas dos últimos anos, Microsoft, da qual foi cofundador.

Recentemente o empresário anunciou que destinará parte de sua riqueza ao Instituto Allen de Ciências Cerebrais com o objetivo de pesquisar "a natureza de nosso cérebro como forma de algum dia entender a essência do que nos torna humanos", segundo declarou. A mais recente doação ascende a 300 milhões de dólares, que somados a donativos anteriores, atinge a soma de 500 milhões de dólares.


Atualmente o Instituto Allen realiza pesquisas em optogenética (um tipo de estimulação profunda do cérebro utilizando luz), conectômica (o estudo das conexões no cérebro) e observatórios cerebrais que monitoram a atividade cerebral em tempo real; tudo em cérebros de ratos que, por serem pequenos e menos complexos, favorecem estes experimentos.

"Se a gente começa como um programador, como eu fiz no segundo grau, o cérebro funciona de uma maneira completamente diferente de como os computadores fazem", disse Allen, quem espera que as descobertas contribuam à cura de doenças mentais como o Alzheimer (que sua própria mãe padece), autismo, síndrome de Down e outras.

Curiosamente Allen mostrou-se pouco interessado nos direitos de propriedade intelectual do conhecimento gerado no interior de seu instituto e, pelo contrário -vejam só que coisa bacana-, pensa que o objetivo é criar um tipo de ciência aberta a escala industrial, com livre acesso, e que por esta razão potencialize o progresso científico em todos os lugares possíveis em todos os âmbitos do conhecimento.

Via | Forbes.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Sempre quis fazer algo parecido se fosse muito rico, mas não sei se abriria mão de muito dinheiro na "hora H". Definitivamente esse cara tem atitude.

Errr... mas isso que ele fez também é legal!

( só agora que eu li o texto )

Se ele doasse a fortuna dele para aliviar a fome do ser humano na Africa......
Seria muito mais útil e um gesto de caridade... e com certeza sua alma iria para o céu..........

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!