Acusam Facebook de ler as mensagens de texto que seus usuários enviam

LuisaoCS

Acusam Facebook de ler as mensagens de texto que seus usuários enviam

De acordo com a pesquisa de um jornal londrino a nova aplicação do Facebook para Android serve também à empresa para obter informação pessoal sobre seus usuários, a mesma que compartilha com outras empresas.

Existem muitas denúncias e suspeitas sobre o gerenciamento inadequado de informação pessoal no Facebook, a última acusa à rede social de traficar com os dados de seus usuários convertendo-os em mercadoria ofertada ao melhor proponente. Uma investigação jornalística realizada pelo Sunday Times indica que o Facebook supostamente admitiu ler as mensagens de texto que seus usuários enviam por meio de sua página.


O jornal também descobriu que algumas aplicações para smartphone compartilham dados do usuário sem seu consentimento, por exemplo, o lugar onde se encontra, os números telefônicos de seus contatos e seu histórico de navegação, inclusive com companhias alheias dedicadas à mercadotecnia. Em alguns casos detectou-se que algumas companhias podem ter controle remoto das funções dos dispositivos como a câmera, fazendo vídeos e fotografias sem que o dono do telefone saiba.

Um porta-voz do Facebook declarou por sua vez que a aplicação da rede social para o sistema operacional Android pede permissão para utilizar ter a capacidade de escrita e leitura para mensagens SMS, algo comum a outras aplicações similares.

É verdade que esta investigação talvez não pareça muito inovadora, mas não deixa de ser curioso que esteja se tornando cada vez mais usual esta invasão à informação pessoal por entidades cujos propósitos nem sempre são muito claros.


 

Comentários

Acessar a Webcam?
Não tem novidade nenhuma. Só não lançaram mão disso mais ostensivamente por falta de oportunidade.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!