Vermelho-verde e azul-amarelo, as cores que o olho humano não pode ver

LuisaoCS

Vermelho-verde e azul-amarelo, as cores que o olho humano não pode ver

Um verde carmesim -mas não marrom- é uma das cores que o olho humano é incapaz de ver, bem como um azul amarelado -mas não verde-. Imaginá-los é também impossível, pois se trata de uma experiência irrevogavelmente inédita para o cérebro humano, uma espécie de "cores proibidas" cujas freqüências se anulam reciprocamente em nossa estrutura ocular.

Em primeiro lugar certas células na retina conhecidas como "neurônios opostos" se ativam com os estímulos luminosos da cor vermelha e sua atividade diz ao cérebro que está vendo algo vermelho; estas, no entanto, se inibem com a luz verde, motivo pelo qual sua passividade indica ao cérebro que vê algo verde.

Algo similar acontece com a luz amarela e outro grupo destes neurônios desenhados para percebê-la, enquanto ante a luz azul não manifestam nenhuma reação. Curiosamente este efeito de cancelamento mútuo acontece só com estas quatro cores (com as outros o efeito é misto), daí a impossibilidade de ver sua combinação simultânea.

Esta é parte da magia das cores: que, em verdadeiro sentido, existem só em nossos olhos e nos processos neuronais que nos permitem vê-las. Também é uma boa indicação que saímos de fábrica com belos bugs no cerébro.

Via | Lifes Little Mysteries.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Legal

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!