Epic Fail: neutrinos mais rápidos que a luz podem ter sido provocados por um cabo solto
Muitos ficaram em choque no ano passado quando um grupo de pesquisadores anunciou a descoberta de partículas mais rápidas que a luz, algo que modificaria diametralmente a forma com que entendemos a física atual. Lamentavelmente para os que estávamos emocionados com a ideia, resultou que tudo poderia ser parte de um erro: um cabo com falhas, ou seja, a típica cagada de estagiário que deixa de cumprir um serviço básico.
Os pesquisadores do CERN descobriram dois problemas com cabos que ligam unidades de GPS com computadores nas instalações, que explicariam a estranha aceleração de 60 nano segundos nos neutrinos, que parecem ser mais rápidos que a luz segundo os testes que realizaram. O problema com os cabos não está completamente esclarecido no momento, mas sim põe em dúvida o resultado do experimento.
Relembrando: há 5 meses cientistas lançaram um grupo de neutrinos desde a base do CERN na Suíça até o laboratório Grande Sasso na Itália, a 732 km de distância. Tudo bem, exceto que segundo os cálculos, as partículas demoraram menos tempo que a luz para fazer o percurso.
Ainda que os mais tradicionalistas esbocem um sorriso malicioso no canto dos lábios, o erro causa um pouco de decepção ao esclarecer um mistério que podia ser interessante. Seja como for, talvez sirva como lembrança às ciências e todos os âmbitos da vida: há que usar um profissional mais capacitado para revisar os cabos antes de fazer um experimento.
Via | Science.
Notícias relacionadas:
Comentários
Porquê jogar a culpa da "cagada" no estagiário(a)? Se em um projeto tão monumental - e caro - como o CERN ainda existirem estagiários(as) e não profissionais do mais algu gabarito, eles deveriam - necessariamente - ser monitorados por um supervisor, esse sim, responsável por detectar possíveis falhas...
Parece mais coisa de fama rápida, sem se preocupar com consequências...
malditos estagiários, mal posso ver seus movimentos !
Eu disse que devia ser algum tipo de bug.
Maquinas falham tambem.
Mas isso é que é o bom da ciencia, não distorcemos os fatos para adequar a teoria.
Apesar que muitos "idiotas" já usaram desse pretexto para tentar desprovar a relatividade. Pifia tentativa, mas valida, pois a relatividade é uma teoria e não um dogma.
Mas continua sendo a melhor forma de explicar o universo.
Pena que nada desconhecido e novo foi descoberto.
Mas quem sabe com o LHC vamos descobrir algo novo.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!