Comer sobremesas no café da manhã ajuda a perder peso

LuisaoCS

Comer sobremesas no café da manhã ajuda a perder peso

Segundo um estudo com pessoas obesas, incluir sobremesas e doces no café da manhã ajudaria a que os efeitos de uma dieta se mantenham no tempo e seus benefícios sigam prolongando ainda após abandonar a dieta. Antes de tirar conclusões precipitadas e achar que tudo isso é um absurdo, é melhor ler o restante do post para entender do que se trata.

O estudo, realizado por uma equipe liderada pela Dr. Daniela Jakubowicz da Universidade de Tel Aviv, não é uma receita mágica nem nada parecido, de fato tem a ver mais com aspectos sócio-psicológicos e bioquímica, que com milagrosos alimentos "queima-gordura".


Durante 16 semanas, 144 obesos entre 20 e 65 anos seguiram uma dieta de 1.400 calorias para mulheres e 1.600 para homens. Dividiram-se em dois grupos dos quais um deles recebia um café da manhã rico em carboidratos e proteínas com todo tipo de sobremesas, com bolachas, chocolate, bolos, sorvetes...

Durante as 16 semanas monitoraram seus níveis de insulina, glucose, lipídeos e grelina, um hormônio que controla o apetite. Enquanto durou a dieta, os níveis e perdas de peso foram similares em ambos grupos: uns 14 quilos, mas o interessante veio depois, já que após essas 16 semanas comprovaram como o grupo normal começou a ganhar peso de novo, ficando praticamente igual, enquanto o grupo dos cafés da manhã cheios de doces inclusive seguiu perdendo peso.

Onde está o truque? Pois que simplesmente ao não privar de uma série de alimentos, minimizaram as ânsia e a vontade, mantendo níveis de grelina baixos e fazendo com que as pessoas seguissem a dieta sem se dar conta.

Que quer dizer tudo isto? Pois que as dietas que eliminam inesperadamente alimentos apetecíveis, sem se basear em possíveis alergias ou intolerâncias, são simplesmente absurdas, já que supõe uma luta constante com nosso próprio organismo.

Pode-se, e deve-se, comer de tudo, o importante é ter mesura e saber o que estamos comendo, manter proporções adequadas de hidratos, proteínas e gorduras segundo nosso modo de vida e nos afastar das dietas milagrosas e que não fazem outra coisa que nos fazer passar fome sem sentido.

Dito isto, não vá fazer a besteira de pegar a primeira dieta de 1.500 calorias de uma revista e se entupir de sobremesa pelas manhãs. Primeiro descubra como funciona seu metabolismo basal, aprenda a identificar alimentos e suas possíveis composições e como seu corpo responde pouco a pouco. Não se trata de seguir uma dieta nem uma corrida desenfreada que inicia agora depois dos excessos de fim de ano e carnaval, senão de aprender a comer.

Via | NYTimes.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!