É verdade que as mulheres sentem mais dor do que os homens?
As mulheres sentem a dor com mais intensidade que os homens, segundo indica um estudo em massa da Universidade de Stanford realizado com registros eletrônicos de mais de 72 mil pacientes. Os dados mostram que, por meio-termo, as mulheres registraram níveis de dor até um ponto mais elevados em uma escala de 1 a 10, onde 0 significa "nenhuma dor" e 10 "a pior dor imaginável".
A diferença é notável levando em conta que, quando a dor aumenta em um ponto, os médicos consideram um indicador de que a medicação contra a dor não funciona adequadamente. A percepção da dor incrementava-se sobretudo para elas em 14 de um total de 47 categorias de doenças, principalmente relacionadas com problemas musculoesqueléticos (dores no pescoço, costas e articulações), hipertensão e sinusite. As enxaquecas também resultaram ser mais agudas entre as mulheres.
Não obstante, segundo Atul Butte, coautor do trabalho, não ficou bem claro se as mulheres percebem fisiologicamente mais dor ante as mesmas patologias ou somente reconhecem sentir mais dor que os homens. De fato, Butte e sua equipe continuarão envolvidos na busca de uma medida objetiva da dor, quantificável em uma análise de sangue, que esteja correlacionado com o nível de dor percebida pelos pacientes.
- "Precisamos encontrar um biomarcador para a dor", conclui.
Via | Telegraph.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!